TEMPLÁRIOS RUGBY CLUBE

Ola Pessoal! Somos o Templários Rugby Clube e criamos esse Blog para mostrarmos mais sobre o Rugby e também mostra sobre a nossa equipe pra todos os amantes do Rugby.e que a Paraíba não fica de fora desse grandioso esporte. Mandem matérias, novidades tudo que poderem pra ajudar-nos a manter nosso Blog sempre atualizado. Esperamos a cada dia mais visitantes e praticantes do Rugby. Dúvidas, tabus sobre o esporte? Entrem em contato conosco. MSN: DragonForce_ZP@hotmail.com

13 de abr. de 2011

LIONS NO RIO 2016?

IRB apoia seleção britânica de sevens para o rugby olímpico

Os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, criam um grande problema para os britânicos. Tanto no futebol como no rugby, Inglaterra, Escócia e País de Gales têm seus próprias seleções. Já a ilha da Irlanda tem uma situação peculiar: no rugby, a ilha inteira joga unida como Irlanda, ao passo que no futebol existem duas seleções: a República da Irlanda (independente) e a Irlanda do Norte (integrante do Reino Unido).

Entretanto, nos Jogos Olímpicos, Inglaterra, Escócia e País de Gales não têm o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, e são todos representados pelo comitê olímpico brtiânico, participando de todas as modalidades com o nome de Grã-Bretanha. O caso da ilha da Irlanda é igualmente complicado. A República da Irlanda tem sua própria representação, uma vez que se trata de um país independente. Mas o s atletas da Irlanda do Norte vivem uma situação diferente: podem tanto representar a República da Irlanda como a Grã-Bretanha, por terem dupla nacionalidade. Para completar, os norte-irlandeses que representam a Grã-Bretanha reivindicam a mudança de nome para Reino Unido, uma vez que a Irlanda do Norte não se localiza na Grã-Bretanha (nome da ilha onde se localizam Inglaterra, Escócia e País de Gales) e, por isso, se sente considera excluída da representação.

Londres sediará as Olimpíadas de 2012 e, por ser a sede dos jogos, a Grã-Bretanha deverá estar presente em todos os esporte, o que vem alimentando a polêmica sobre a formação ou não de um time de futebol unificado que representasse ingleses, escoceses e galeses, bem como não excluisse os norte-irlandeses.

A polêmica do futebol fez o rugby começar a discutir qual seleção representará os britânicos no rugby olímpico a partir de 2016. O rugby tem uma grande vantagem sobre o futebol em tal discussão: a tradição dos Leões Britânico-Irlandeses (British and Irish Lions). Periodicamente, os melhores jogadores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda são reunidos em uma grande e poderosa equipe (de rugby 15-a-side), que tradicionalmente visita as grand potências do Hemisfério Sul para uma série de amistosos. Atualmente, os chamados Lions Tours são disputados a cada 4 anos, sendo que o próximo será em 2013. Até hoje, contudo, os Lions jamais formaram uma seleção de Sevens.

Para os Jogos Olímpicos, o International Rugby Board já deu seu total apoio à formação de uma seleção britânica de sevens. Mas a formação da equipe não é tão simples, uma vez que os Lions não poderiam contar com atletas da República da Irlanda, uma vez que o país tem sua própria representação olímpica. Sem a Irlanda, não há Lions. Mas pode haver, ainda assim, uma seleção da Grã-Bretanha (formada apenas por Inglaterra, País de Gales e Escócia). Dessa tríplice união poderia surgir uma nova equipe, um Lions reduzido. Em quais moldes os britânicos serão representados, e sob qual insígnia jogarão, ainda dará uma boa discussão. Mas ceramente mais simples que a do futebol.

Fonte: BBC





Nenhum comentário: