
Lelos são tetracampeões do segundo escalão da Europa
Os Lelos da Geórgia se sagraram campeões pela quarta vez na história do Europeu de Nações, a terceira vez consecutiva. O título foi obtido com uma vitória sobre a agora penúltima colocada Romênia, no lotado estádio Lokomotiv, de Tblisi, capital da Geórgia. Nas demais partidas, vitórias da Rússia, no duelo da ex-União Soviética contra a lanterna Ucrânia, e da surpreendente Espanha sobre o bom time de Portugal, no clássico ibérico.
Campeã!
O título da Geórgia veio com uma rodada de antecedência. Os Lelos receberam os Carvalhos romenos, e não deixaram dúvidas de quem reina no Leste Europeu. No confronto de dois dos mais pesados scrums do mundo, a Geórgia começou melhor, anotando 2 tries fulminantes logo no primeiro tempo. Os georgianos arrefeceram e e permitiram à Romênia anotar 2 penais antes do intervalo, trocando de lados em 15 x 6 para os Lelos.
Na segunda etapa, a Romênia equilibrou as ações, mostrando um bom rugby, mas sem conseguir pontuar. Aos 65', Kvirikashvili anotou mais 3 pontos para a Geórgia, que passou a ter grandes dificuldades para mexer no placar. Aos 71', a Romênia marcou seu try, deixando o jogo em 18 x 11. Mas os Stejarii foram incapazes de virar a partida. O pecado dos georgianos foram os penais cometidos, o que é um mal presságio para enfrentarem a Escócia na Copa do Mundo. Contra a Romênia, a vitória foi facilitada pela má pontaria dos Carvalhos.
Surpresa ibérica
A Espanha venceu Portugal no derby da Península Ibérica pela primeira vez desde 2008. Os Leões marcaram o primeiro try do jogo logo aos 9', com Ayesteran. Portugal reagiu e marcou seu try aos 25'. Dos 35' em diante, Portugal não se encontrou mais na partida. Os Lobos cometeram muitos penais e pagaram caro por isso. Heredia fez seu nome na partida anotando 6 penais para a Espanha, selando a vitória em 25 x 10. Enfim os espanhóis entram no caminho das vitórias no Europeu de Nações! Os Leões podem estar acordando!
Na velha URSS
A Rússia se recuperou no Europeu de Nações com uma tranquila vitória fora de casa sobre a Ucrânia. Os russos fizeram 41 x 5, assumiram a segunda colocação e expuseram o que já era esperado: a Ucrânia parece que não aguentará muito tempo na elite.
Divisões inferiores
A Alemanha sofreu um duro golpe na 1ª Divisão B (2ª divisão), ao perder em casa para a República Tcheca, em duelo de favoritos à promoção. O primeiro tempo foi eletrizante, com muitos penais. Com 1 try para cada lado, os tchecos arrancaram preciosos 5 pontos no fim da primeira etapa, para dar um banho de água fria nos alemães e levar o jogo para a segunda etapa em vantagem. Os tchecos comerçaram bem o segundo tempo, aumentando o placar para 29 x 13 com outro penal de Vokrouhlik. A Alemanha foi pra cima e fez seu segundo try, colocando fogo no jogo. Heimpel anotou seu terceiro penal na partida, fazendo 23 x 29. Mas os tchecos seguraram a pressão e garantiram uma crucial vitória fora de casa.
Na outra partida do segundo escalão, Polônia e Bélgica se enfrentara, e os anfritriões levaram a melhor. 28 x 21. A Polônia agora é a terceira colocada, derrubando a Alemanha para a penúltima posição.
Por fim, Chipre, ex-colônia britânica, mostrou ser o franco favorito à promoção na 2ª Divisão D, massacrando a ex-líder Bulgária.

1ª Divisão A do Europeu de Nações - 1ª divisão da Europa
Geórgia 18 x 11 Romênia, em Tblisi
Ucrânia 5 x 41 Rússia, em Odessa
Espanha 25 x 10 Portugal, em Madrid

1ª Divisão B do Europeu de Nações - 2ª divisão da Europa
Alemanha 23 x 29 República Tcheca, em Heidelberg
Polônia 28 x 21 Bélgica, em Gdnya

2ª Divisão D do Europeu de Nações - 6ª divisão da Europa
Chipre 55 x 8 Bulgária, em Paphos

Rugby europeu de Seleções:
Seis Nações
França, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda e Itália
Europeu de Nações
1ª Divisão A: Geórgia, Rússia, Romênia, Portugal, Espanha e Ucrânia
1ª Divisão B: Alemanha, República Tcheca, Bélgica, Polônia, Moldávia e Holanda
2ª Divisão A: Croácia, Suécia, Letônia, Lituânia e Malta
2ª Divisão B: Andorra, Armênia, Suíça, Sérvia e Eslovênia
2ª Divisão C: Hungria, Dinamarca, Noruega, Áustria e Israel
2ª Divisão D: Bulgária, Luxemburgo, Grécia, Finlândia e Chipre
3ª Divisão: Bósnia-Herzegóvina, Azerbaijão e Eslováquia
Lista de campeões do Europeu de Nações (a partir de 2000)
2000 - Romênia
2001 - Geórgia
2001-02 - Romênia
2003-04 - Portugal
2004-06 - Romênia
2006-08 - Geórgia
2008-10 - Geórgia
2011 - Geórgia
Lista de Campeões desde 1936 entre os atuais participantes
1º - Romênia - 8 títulos
Geórgia - 4 títulos
3º - Portugal - 1 título
4º - Rússia - 1 título (em torneio sem as principais forças)
Espanha - 1 título (em torneio sem as principais forças
Nenhum comentário:
Postar um comentário