
Brive escapa da zona de rebaixamento
O Top 14 francês chegou à sua 19ª rodada com brigas intensas por todas as posições. Apenas as duas pontas tem donos aboslutos: a primeira colocação é do Toulouse, a última do Bourgoin.
Suspiro
O Brive enfim saiu da zona de rebaixamento e respira um pouco melhor. O ex-campeão europeu obteve uma crucial vitória sobre o Stade Français e ultrapassou o La Rochelle na classificação. Os brivistas se apoiaram na força de seu scrum para superar o instável e indisciplinado time parisiense, que permitiu ao time de Limousin anotar 21 pontos por meio de penais. Paris cavou sua sepultura e permitiu um fácil triunfo do Brive.
Duelo de H Cup
Toulouse e Biarritz duelaram mo Midi, reeditando a final da última H Cup e premeditando o próximo duelo na mesma competição. Com uma diferença: para o duelo pelo Tio 14, os dois times entraram desfalcados de peças-chave, servindo os times nacionais no Seis Nações.Os bascos começaram melhor. Peyrelongue abriu o placar aos 3', com um penal, e Ian Balshaw anotou o primeiro try logo aos 11'. Porém, Toulouse se recompôs. Michalak chutou um penal aos 15', diminuindo a diferença. O empate chegou aos 27', com try de Heymans. Peyrelongue e Michalak ainda trocaram penais para levar o jogo empatado para o intervalo. Na segunda etapa, o Biarritz começou melhor, induzindo o Toulouse aos erros e obtendo penais preciosos. Peyrelongye chutou bem 2 e a vantagem dos bascos foi para 6 pontos. Aos 69', o Toulouse mostrou seu rugby campeão e virou a partida, com try de Doussain, convertido por Bézy. Toulouse 20 x 19. Aos 75', o penal cometido pelo Biarritz deu números finais a partida. Bézy chutou e garantiu o triunfo do Stade Toulousain. 23 x 19, líder absoluto.
Vices
O Racing Métro obteve uma necessária vitória fora de casa sobre o então ascendente La Rochelle que o manteve bem na segunda colocação. Os Racingmen aproveitaram muito bem os penais cometidos pelo adversário e garantiram a vitória com 2 tries. 32 x 24. Com 4 pontos acima do terceiro colocado, o Racing Métro aproveita bem a única competição que lhe restou. La Rochelle, que parecia estar em ascensão, sofreu um duro golpe e foi derrubado para a zona de rebaixamento.
Chuva de tries
O Montpellier perdeu a terceira colocação com uma derrota para o Castres em um jogo cheio de tries. Foram 3 tries para cada lado na primeira etapa, com destaque para o ponta Andreau, do Castres, autor de 2 ensaios. No começo da segunda etapa, as duas equipes mantiveram o ritmo, anotando 1 try cada. O jogo perdeu um pouco de sua intensidade na sequência, pelo próprio desgaste físico, e a situação se torou tensa para o Montpellier, atrás no placar por conta dos penais chutados com precisão por Teulet. Aos 72', o vigor físico maior do lado do Castres fez a diferença, e o Montpellier cedeu um decisivo penal try. Desesperado, o time de Hérault ainda cometeu um penal aos 77', permitindo ao Castres ampliar sua vitória. 43 x 29!
Dando as caras
O Clermont assumiu o terceiro posto ao derrotar o Bayonne por placar apertado. A maior parte das emoções se deram na primeira etapa, com a marcação de todos os 3 tries da partida, 2 para o Clermont e 1 para o Bayonne. A segunda etapa foi de mais embate físico e menos oportunidades para tries. o resultado foi a superioridade do Clermont e a obtenção de preciosos penais, que garantiram a vitória do time da Auvérnia. 24 x 19 foi o placar final.
Bem vivos
Perpignan e Agen obtiveram mais do que bem-vindas vitórias. O Perpginan derrotou o lanterna Bourgoin fora de casa e diminuiu para apenas 4 pontos sua diferença para o sexto colocado Toulon, o último que se garantiria hoje no mata-mata. O Perpginan está mais vivo do que nunca! O USAP foi beneficiado pelo Agen, que derrotou o Toulon por 23 x 13. A vitória manteve o Agen de fora da zona de rebaixamento.
Pro D2
O Lyon segue líder da segunda divis]ao francesa. Neste domingo, o LOU fez o clássico local contra o Grenoble, fora de casa, e arrancou um empate, mais do que suficiente para se manter na ponta, com folga. Isso porque o principal perseguidor, o ex-líder Albi, foi derrotado mais uma vez. Desta vez, os albigenses cairam diante do ascendente Mont-de-Marsan, quinto colocado. A briga também está quente na parte de baixo. O Aix-en-Provence derrotou o ex-vice-campeão europeu Colomiers e enconstou no próprio Colomiers e no Dax na luta contra a terceira divisão.

Top 14 Orange - Campeonato Francês
Brive 26 x 10 Stade Français, em Brive
Bourgoin 15 x 32 Perpignan, em Bourgoin-Jallieu
La Rochelle 24 x 32 Racing Métro, em La Rochelle
Castres 43 x 29 Montpellier, em Castres
Clermont 24 x 19 Bayonne, em Clermont-Ferrand
Toulouse 23 x 19 Biarritz, em Tououse
Agen 23 x 13 Toulon, em Agen

Pro D2 - 2ª Divisão do Campeonato Francês
Narbonne 22 x 24 Pau, em Narbonne
Union Bordeaux-Bègles 27 x 3 Saint-Étienne, em Bordeaux
Tarbes 15 x 10 Carcassonne, em Tarbes
Dax 18 x 13 Auch, em Dax
Colomiers 12 x 18 Aix-en-Provence, em Colomiers
Aurillac 30 x 25 Oyonnax, em Aurillac
Grenoble 12 x 12 Lyon O. U., em Grenoble
Mont-de-Marsan 22 x 10 Albi, em Mont-de-Marsan
Nenhum comentário:
Postar um comentário