
Super 15 começa com algumas boas surpresas!
Começou o maior campeonato regional de rugby do mundo, o Super Rugby! Apelidado de Super 15, o torneio reúne os melhores times do Hemisfério Sul, sendo 5 equipes da África do Sul, 5 da Austrália e 5 da Nova Zelândia. Na abertura do remodelado torneio, tivemos zebras! A única das 15 equipes que não entrou em campo na primeira rodada foram os vice-campeões Stormers. Confira o raio-X da rodada!
Zebra na abertura
Os Highlanders foram responsáveis pela primeira grata surpresa do Super Rugby 2011. O "patinho feio" da Nova Zelândia enfrentou os Hurricanes na casa do adversário, e obtiveram uma surpreendente vitória. O try de Lima Sopoaga foi o primeiro da edição 2011 do Super 15, e o único do jogo, dando a vitória para o time de Dunedin. 14 x 9, e decepção na capital neozelandesa.
Bem-vindos, Rebels
Decepção mesmo foi o que tiveram os mais de 25,000 torcedores presentes em Melbourne para assistir à estreia dos Rebels no Super Rugby. O jogo escolhido para os melbournians debutarem foi o confronto contra os Waratahs, de Sydney, promovendo o duelo entre as duas maiores cidade da Austrália, e duas tradicionais rivais em tudo. Os 'Tahs não deram trégua a seus antagonistas e trucidaram. Foram 7 tries, com Kurtley Beale e Drew Mitchell, os líderes da companhia, anotando 2 tries cada. O Waratahs foi de longe o melhor time da rodada.
Festa em Auckland
O grande clássico da primeira rodada na Nova Zelândia envolveu os dois maiores campeões do país e únicos neozelandeses a venceram o troféu do Super Rugby: Blues e Crusaders. Os super-campeões do Sul, os 'Saders, que mesmo sem Richie McCaw, começaram o jogo dando a entender que não dariam espaço para seus rivais. Sean Maitland e Andrew Ellis fizeram 2 tries no início da partida, para o time liderado por Dan Carter. 19 x 6 no intervalo.
Atrás no placar, os Blues foram para o segundo tempo determinados a dar uma alegria a seus torcedores. O centro Benson Stanley começou a reação aos 49', com o primeiro try dos azuis de Auckland. Aos 61', o All Black Tony Woodcock deixou os Blues a apenas 3 pontos dos 'Saders e, aos 71', Kevin Mealamu fez o terceiro try dos anfitriões, para o delírio da torcida presente no templo do rugby All Black. Vitória dos Blues por 24 x 22! Grande início para o rugby da maior cidade do kiwi!
Por pouco
Falta muito pouco para que os Lions tivessem o começo dos sonhos no Super 15. A vitória no duelo do Gauteng foi dos Bulls, atuais campeões do Super Rugby, que começaram a campanha de 2011 fazendo 4 esperados pontos. Os touros azuis de Pretória começaram melhor a partida, abrindo excelente vantagem na primeira etapa. Kirchner e Van der Heever anotaram os primeiros tries do jogo para os Bulls. O primeiro try dos Lions veio apenas aos 35', com Murray, mas o mau desempenho de Jantjes nos chutes impediu que a equipe conseguisse um resultado melhor na primeira etapa. Na segunda parte, o jogo dos Lions encaixou, e os tries vieram. Bezuidenhou, aos 56', e Whitley, aos 59', deixaram os leões a apenas 7 pontos dos touros. Aos 68', Jantjes anotou o penal que colocou fogo no final da partida. Mas os Lions foram incapazes de somar mais pontos, e o triunfo foi dos detentores do titulo do Super Rugby.
No domingo, foi a vez do Western Force assustar outro favorito. O time de Perth foi a Brisbane enfrentar o badalado Queensland Reds, e não se intimidou. O primeiro tempo foi jogada mais na base, com a terceira linha do Force, encabeçada por David Pocock, levando clara vantagem. O resultado foram mais penais a favor do Force, e James O'Connor se sobressaindo na posição de abertura, superior a seu adversário Quade Cooper. Aos 25', Chambers perdeu um try feito para os Reds, estremecendo sua tocida. Na segunda etapa, Saia Faingaa fez o primeiro try do jogo, a favor dos Reds, que foi rapidamente respondido pelo nome do jogo, James o'Connor que, aos 67', devolveu a relativa tranquilidade no placar ao Force. Contudo, quando o jogo parecia se encaminhar para o triunfo dos visitantes, James Hanson, com a força do pack, anotou o try triunfante para os Reds. Convertido por Cooper, deu a vitória aos donos da casa: 21 x 20!
Sem ponto-extra
Os Sharks tiveram um início tranquilo, vencendo os Cheetahs, rivais sul-africanos, por 24 x 9, mas falharam no objetivo de sair de campo com o ponto-bônus. Foram 3 tries para os tubarões, contra nenhum dos guepardos. Na Austrália, os Brumbies superaram sem sustos os Chiefs, mas também falharam no objetivo de sair de campo com o ponto-bônus ofensivo. Pior foi a situação dos Chiefs, que desperdiçaram a chance de obter o ponto-bônus defensivo. Os neozelandeses perdiam o jogo por 28 x 15 até os acréscimos da partida, quando Masaga anotou o try que poderiam render ao time de Waikato um ponto de consolação. Mas o promissor ponta Tim Nanai-Williams desperdiçou a conversão, fechando o placar em 28 x 20 para os Brumbies.

Super Rugby - Super 15 (África do Sul, Austrália e Nova Zelândia)
Hurricanes 9 x 14 Highlanders, em Wellington, Nova Zelândia
Rebels 0 x 43 Waratahs, em Melbourne, Austrália
Blues 24 x 22 Crusaders, em Auckland, Nova Zelândia
Brumbies 28 x 20 Chiefs, em Canberra, Austrália
Sharks 24 x 9 Cheetahs, em Durban, África do Sul
Lions 20 x 24 Bulls, em Joanesburgo, África do Sul
Reds 21 x 20 Force, em Brisbane, Austrália

Nenhum comentário:
Postar um comentário