
Maior campeonato regional do mundo começa dia 18/2
Vai começar o maior campeonato regional de rugby do mundo, o Super Rugby!!! Nascido como Super 12, expandido para Super 14 e agora transformado em Super 15, o certame reúne equipes regionais África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, 5 de cada, totalizando 15 super times de rugby. Cada franquia defende as cores de uma região de seus países, representando um conjunto de equipes de seus repectivos campeonatos nacionais. Em campo, os maiores jogadores das 3 maiores potências do rugby union mundial!
História
O Super Rugby foi criado no segundo semestre de 1995, com a legalização do profissionalismo, e a primeira edição foi disputada no primeiro semestre de 1996. No entanto, suas origens são anteriores à era profissional. Em 1992, com o fim da era do apartheidna África do Sul, foi criado o Super 10, torneio que reunia os melhores times do Campeonato Neozelandês (NPC), do Campeonato Sul-Africano (Currie Cup), os mais fortes estados australianos (New South Wales e Queensland) e uma seleção do Pacífico Sul (Fiji, Samoa ou Tonga).
O Super 10 sucedeu o South Pacific Championship, disputado entre equipes da Nova Zelândia, Austrália e seleções do Pacífico Sul desde 1986, ano que precedeu a primeira Copa do Mundo.
O Super 12 profissional foi criado reunindo 5 equipes da Nova Zelândia (as mesmas de hoje), 4 da África do Sul (rotativas, definidas pela Currie Cup) e 3 de Austrália (New South Wales Waratahs, Queensland Reds e o time da capital australiana, os Brumbies).
Em 1998, as equipes sul-africanas deixaram de ser rotativas, com o estabelecimento dos Cats (atuais Lions, representando os Lions e os Cheetahs). Em 2006, o Super 12 virou Super 14, com a emancipação dos Cheetahs e com a criação da quarta equipe australiana, o Western Force, da Austrália Ocidental. Em 2011, a Austrália conquistou sua quinta equipe, se igualando com Nova Zelândia e África do Sul. O novo time aussie é o Melboune Rebels, que trouxe a segunda maior cidade do país (e capital do futebol australiano) para o rugby union.
Ao longo dos 15 anos de existência, o Super Rugby criou um mito: os Crusaders, da Nova Zelândia, que se sagraram campeões em quase metade dos torneios disputados, totalizando incríveis 7 títulos. Poucas equipes na história do esporte mundial conseguiram tamanha supremacia como o time de Christchurch. Os Crusaders jamais passaram mais de 2 anos sem vencer a taça. O atual campeão do Super Rugby é o time dos Bulls, de Pretória (África do Sul), que já venceu 3 títulos.
Os Bulls se igualaram aos Blues, de Auckland (Nova Zelândia), como os segundos maiores campeões do Super Rugby. Os Brumbies, de Canberra (Austrália), com um bicampeonato, completam a lista das únicas franquias a arrematarem o Super Rugby.
Novo regulamento
A edição 2011 do Super Rugby sofreu grandes alterações com relação às edições passadas. De 1996 a 2010, o Super Rugby foi disputado no sistema de pontos corridos, com todos os times se enfrentando 1 vez. Os 4 melhores avançavam às semifinais. Para 2011, as 15 equipes foram divididas em 3 grupos representando cada um dos 3 países envolvidos, havendo 5 equipes em cada grupo.
Cada equipe enfrentará 2 vezes cada equipe de seu país (1 em casa e 1 fora) e 1 vez 4 equipes de cada um dos demais países. São 6 times que avançam ao mata-mata final: os campeões de cada grupo e os 2 melhores times na somatória geral de pontos entre todos os grupos. Os 2 times de melhor campanha se garantem por antecipação nas semifinais. O Super 15 terá início no dia 18 de fevereiro e a grande final será no dia 9 de julho
MAPA DO SUPER RUGBY

Nenhum comentário:
Postar um comentário