
No dia 4 de fevereiro, terá início o 112ª Seis Nações, com a transmissões da ESPN e da TV5 Monde para o Brasil
Está chegando a hora do pontapé inicial para o primeiro grande torneio de seleções de 2012! O Six Nations Championship, ou simplesmente Seis Nações, que reúne anualmente as seis maiores seleções da Europa: Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França e Itália. No dia 4 de fevereiro, terá início a sua 112ª edição.
Em 2011, o título do Seis Nações ficou com a Inglaterra. Em 2012, o favoritismo recai sobre França e Gales, com Irlanda e Inglaterra correndo por fora.
O que esperar do torneio? Descubra com a nossa prévia!
O mais antigo do mundo
O Torneio das Seis Nações nasceu como Quatro Nações - ou Home Nations, como era à época chamado. Em 1883, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda entraram em campo dando início à mais antiga competição internacional do mundo dos esportes ainda em disputa.
Em 1910, as quatro nações britânicas passaram a ter a companhia da França, tornando-se o Torneio das Cinco Nações. Acusada de profissionalismo, a França saiu da competição em 1932, quando o torneio voltou a ser o Home Nations. Vale lembrar que o rugby era amador nessa época - até 1995 - e o profissionalismo era proibido. A França retornou com o fim da 2ª Guerra Mundial, no Cinco Nações de 1947. Foi somente com o profissionalismo que o torneio foi expandido. Em 2000, a Itália passou a integrar o novo Seis Nações.
Além do título de campeão do RBS Six Nations, há dois outros títulos em disputa: o Grand Slam, dado à seleção que vencer todos os seus 5 jogos; e a Tríplice Coroa (Triple Crown), dada à home nation (isto é, Inglaterra, País de Gales, Escócia ou Irlanda) que derrotar todas as demais home nations. Ou seja, França e Itália não disputam a Tríplice Coroa. O último colocado recebe a indesejada Colher-de-Pau (Wooden Spoon).
Outros troféus
Além de contarem para o campeonato e para a Tríplice Coroa, algumas partidas do Seis Nações têm um valor a mais: valem taças. É tradição no rugby que duelos entre seleções rivais valham troféus. É o caso do confronto anual entre Inglaterra e Escócia, que vale a Calcutta Cup, taça doada en 1879 pelo Calcutta Football Club, da Índia. Mais recentemente, taças foram criadas para outros duelos: o Centenary Quaich é a taça dada ao vencedor de Irlanda contra Escócia; o Millenium Trophy é dado ao vencedor da partida entre Inglaterra e Irlanda, desde 1988; ao passo que oTroféu Giuseppe Garibaldi é destinado ao vencedor do jogo entre França e Itália.
Fonte: Blog do Rugby & CBRu
Nenhum comentário:
Postar um comentário