
Namíbia bate Portugal, Geórgia vence Jagures, Kings superam Romênia e Zimbábue ganha promoção
Quarta-feira movimentada de jogos entre seleções. Hoje foi disputada a segunda rodada da Copa das Nações, no estádio Arco do Triunfo, em Bucareste, capital da Romênia. Os Jaguares argentinos seguem com um mau desempenho, saindo de campo derrotados pela Geórgia. Ma sequência, a Romênia foi superada pelos Kings, da África do Sul, mesmo apoiada pela torcida. Na última partida, a Namibia conseguiu uma excelente vitória sobre Portugal, mostrando que merece estar na Copa do Mundo. Todos os jogos da segunda rodada foram decididos com menos de 7 pontos de diferença nos placares.
Além da Copa das Nações, foi disputada hoje na cidade de Campala, capital de Uganda, a segunda partida da 1ª Divisão B da Copa da África, equivalente à segunda divisão do continente. No duelo entre Zimbábue e Madahascar, vitória zimbabuana, que garantiu à antiga potência do continente a promoção à elite do continente.
Copa das Nações
Disputada a segunda rodada, somente os Jaguares (Argentina A, isto é, o segundo time argentino) não podem mais ser campeões. A fórmula de disputa é pouco ortodoxa, com as equipe enfrentando somente três de seus adversários.
A liderança é dos Kings, equipe da região de Porto Elizabeth, África do Sul, os únicos invictos até aqui. Nesta quarta-feira, os Kings derrotaram os anfitriões romenos, por 27 x 23, em jogo de muita força física e dramaticidade. Os romenos conseguiram o primeiro try logo aos 10', mas a virada no início do segundo tempo. Na base dos penais, a Romênia encostou no placar, mas não conseguiu o try da virada.
A Geórgia derrotou os Jaguares em outro jogo dramático. Os Lelos marcaram seu único try logo no início do jogo e, com a força de seu pack, segurou o time argentino, que marcou seu try somente aos 62', mas não conseguiu a virada. 14 x 13. Os argentinos foram à Europa com uma equipe de jogadores que atuam na própria Argentina, tendo por base o time que foi ao Sul-Americano.
A Namíbia, atual campeã do certame, derrotou Portugal, equipe que não vai à Copa do Mundo. Os portugueses haviam vencido os argentinos na estreia, e estão mostrando um rugby muito bom nos últimos meses. Por isso, a vitória dos Welwitschias foi muito importante, mostrando que o time tem condições de fazer uma Copa do Mundo melhor que nas edições passadas. Novamente, foi o aspecto físico que prevaleceu na partida, e, com 2 tries, a equipe africana saiu vitoriosa, 29 x 23, saltando para a vice-liderança.
Na última rodada, os Kings necessitam de uma simples vitória sobre Portugal para se sagrar campeão. Portugal, por sua vez, necessita vencer os Kings e torcer contra vitórias elásticas de Namibia, Romênia e Geórgia. Os romenos enfrentam os Jaguares, que não querem deixar Bucareste com uma má impressão, enquanto a Namíbia pega a Geórgia, em duelo direto.
Copa da África
Após vencer no domingo a seleção da casa, Uganda, o Zimbábue trucidou o outro competidor da 1ª Divisão B, a seleção de Madagascar. A segunda competição da Copa da África deveria contar com quatro equipes, mas a Costa do Marfim foi obrigada a desistir do torneio devido à crise política vivida pelo país. Uganda e Madagascar encerrar o torneio no fim de semana, mas ainda não ha definições se o perdedor será rebaixado à 1ª Divisão C.
The Sables não tomaram conhecimento dos Makis e fizeram incontestáveis 49 x 0, garantindo o título com antecipação. Zimbábue disputou as Copas do Mundo de 1987 e 1991, e teve o auge de seu rugby entre as décadas de 50 e 70, quando enfrentava com regularidade os British and Irish Lions (Leões Britânico-Irlandeses), e os All Blacks, quando ainda se chamava Rodésia. Em 1949, a Rodésia derrotou os All Blacks por 10 x 8, ainda o maior feito do rugby da região. Em 1972, a Rodésia atropelou a Itália por 42 x 4. À exemplo da África do Sul, o rugby era praticado no país pelos brancos, e o êxodo dessa população a partir da década de 80, com a independência do Zimbábue, levou ao rápido declínio do rugby do país.
A 1ª Divisão A conta com Namíbia, Marrocos, Tunísia e Quênia, e será disputada no fim do ano.

IRB Nations Cup - Copa das Nações - Romênia 2011
Geórgia 14 x 13 Jaguares
Romênia 23 x 27 Kings
Portugal 23 x 29 Namíbia

Última rodada - dia 19/6
Portugal x Kings
Geórgia x Namíbia
Romênia x Jaguares

1ª Divisão B da Copa da África - em Campala, Uganda
Zimbábue 49 x 0 Madagascar
Classificação
1º - Zimbábue - 2 jogos, 9 pontos
2º - Uganda - 1 jogo, 0 pontos
3º - Madagascar - 1 jogo, 0 pontos
4º - Costa do Marfim - desistiu por instabilidade política
Rugby africano de 2011:
Divisão 1A - 7 a 12 de novembro, no Quênia
Namíbia
Marrocos
Quênia
Tunísia
Divisão 1B - 13 a 18 de junho, em Uganda
Uganda
Costa do Marfim
Madagascar
Zimbábue - promovido
Divisão 1C - 20 a 25 de junho, em Camarões
Senegal
Zâmbia
Camarões
Botsuana
Divisão 1D - 25 a 30 de julho, na Tanzânia
Suazilândia
Nigéria
Maurício
Tanzânia
Divisão 2 Norte - 22 a 30 de julho, no Mali (único torneio com 8 equipes)
Mali
Burkina Faso
Benin
Togo
Gana
Níger
Chade
República do Congo
Divisão 2 Sul - 9 a 16 de outubro, em Ruanda
Ruanda
Burundi
República Democrática do Congo
Reunião
Divisão 3 - 31 de maio a 4 de junho, na Mauritânia - adiado
Argélia
Mauritânia
Egito
Líbia
Nenhum comentário:
Postar um comentário