
Conheça mais do time que veio ao Brasil e onde jogou Sami Arap
Em gira pelo Brasil, o Kansas Jayhawks (de Lawrence, Kansas, Estados Unidos), disseminou o espírito do rugby e trouxe grandes histórias. Uma delas, diretamente ligada ao rugby brasileiro.
Kansas Jayhawks Rugby Football Club
O Kansas Jayhawks RFC foi fundado em 1964, sendo o primeiro no estado de Kansas, nascendo antes mesmo da criação das uniões de rugby regionais dos Estados Unidos. Originalmente fundado com o nome de Kansas University RFC, o clube hoje tem equipes em diferentes níveis de competição: M19, Universitário, Adulto (Clube) e Masters (Old Boys), oferecendo espaço para jogadores de todas as idades, e não aprenas aos universitários.
O Kansas Jayhawks já realizou diversas excursões pelo mundo e hospedou clubes visitantes. O início das excursões está em 1977, quando foram à Inglaterra. Desde então, não parou de visitar nações em nome do rugby: Escócia e Irlanda (1979), Inglaterra, Gales e França (1981), Nova Zelândia (1983 e 1992), Argentina (1985), Bélgica e Holanda (1987), Canadá (1989), Irlanda (1994), África do Sul (1997), Nova Zelândia (2009) e, agora, Brasil (2011).
O tour pelo Brasil
O Kansas Jayhawks veio para o Brasil para a disputa de quatro amistosos. O time do meio-oeste americano foi derrotado no Sul, por Desterro (26 x 5) e Curitiba (28 x 25), mas venceu o SPAC B (49 x 30), em São Paulo. Sua última partida será contra o Niterói, dia 21.
Um brasileiro que fez história em Kansas
Sami Arap, atual presidente da Confederação Brasileira de Rugby, foi um dos grandes nomes da equipe norte-americana. Em seu material de divulgação, os Jayhawks dedicaram uma página de agradecimento a Sami, que persuadiu a equipe a não ir à Austrália, e sim vir ao Brasil:
"Esta viagem não teria sido possível sem o apoio e a assistência prestada por Sami Arap Sobrinho. Em seu papel como presidente da CBRu, Sami não hesitaria em apoiar qualquer clube que pretendesse visitar o Brasil. Mas sabemos que há um lugar especial em seu coração para o Kansas Jayhawks RFC, pois uma parte de sua carreira foi passada com nosso clube.
A memória ainda existe de uma úmida e fria manhã de sábado anos atrás, quando os jogadores estavam sentados a bordo de um ônibus que iria transportá-los para seu primeiro jogo de temporada. O novato entre eles havia demonstrado ótimas habilidades técnicas no treinamento da pré-temporada. Ele chegou alerta e apto para a ocasião, mas ainda restava ver se ele poderia trabalhar sob pressão no jogo daquela tarde.
Basta dizer que Sami foi excelente em sua estréia com o clube e ganhou o respeito de todos que tiveram o prazer de vê-lo jogar. A comemoração pós-jogo durou até altas horas da noite com colegas oferecendo brindes e cantando canções em seu nome. Suas celebrações continuaram na volta para casa e vimos um jovem Sami, cansado e um pouco desorientado, cambalear para a segurança da sua casa, mal tendo sobrevivido à sua primeira viagem com os Jayhawks.
Obviamente, nenhum dano permanente foi feito naquele dia quase fatal e Sami passou a distinguir-se em muitas áreas de atuação.
Estamos orgulhosos por ter ajudado a alimentar seu amor pelo jogo de rugby.
Nós aplaudimos a sua liderança no apoio da volta do rugby ao palco olímpico.
Ele traz grande glória ao seu querido Brasil e ao vermelho e azul do Kansas Jayhawks."
Sobre aquele jogo tão falado pelo Kansas, Sami contou ao Blog do Rugby que simplesmente acabou com a partida, anotando os tries da vitória. Sami fora aos Estados Unidos após jogar rugby no Reino Unido, tendo treinado no Harlequins e no Richmond, dois dos mais tradicionais clubes de Londres, tendo jogado ao lado de nomes como Marcus Rose, grande fullback da seleção inglesa nos anos 80.

Nenhum comentário:
Postar um comentário