
Mais um polo no Rugby nordestino
O rugby é um esporte de origem européia. Surgiu mais precisamente na cidade inglesa de Rugby e é contemporâneo do futebol. A versão mais difundida dá conta de que o esporte teria surgido no ano de 1823, quando um jogador de futebol chamado William Webb Ellis resolveu pegar a bola com as mãos e sair em disparada em direção ao gol.
Atualmente, o rugby é o segundo esporte coletivo mais popular no mundo, perdendo apenas para o futebol, e no Brasil é cada vez mais difundido. Em Petrolina, o IF Sertão-PE tornou-se um ponto de encontro para os atletas que pretendem evoluir no esporte, sejam do sexo masculino ou feminino, pois o rugby não exclui a prática para as mulheres.
Os campi Petrolina Zona Rural e Petrolina são os locais onde são realizados os treinamentos abertos para os alunos e para as pessoas que desejam aprender as regras e praticar o rugby. Até aqui foram formadas equipes nas categorias adulto, M17 (masculino até 17 anos), M19 (masculino até 19 anos) e feminino. Os times estão participando de competições e já existe um calendário de disputas estabelecido.
A iniciativa de trazer o rugby para o IF Sertão-PE foi do servidor José Alpuim, economista lotado na reitoria. Natural de Portugal, Alpuim aliou seu conhecimento prévio do esporte ao potencial dos jovens estudantes voltado para a prática desportiva. O economista conseguiu o apoio dos professores de Educação Física Bartolomeu Barros e Filipe Dimon, que estão fornecendo o suporte técnico e orientando a prática.
O professor Bartolomeu afirma que no rugby o consumo energético é maior que no futebol e aproveita para desmistificar o esporte: “Algumas pessoas acham que se trata de um esporte violento, mas a possibilidade de lesões é maior no futebol. O que ocorre no rugby é um evidente contato físico, mas no corpo a corpo”, explica o professor. O objetivo do jogo é conseguir levar a bola até a linha de fundo e apoiá-la no chão, enquanto a equipe adversária tenta barrar a investida.
O servidor José Alpuim, principal articulador da chegada do rugby ao IF Sertão-PE fala sobre as semelhanças e diferenças em relação ao futebol: “As dimensões do gramado são as mesmas e os jogadores usam chuteiras, porém a bola do rugby tem o formato oval. Já o número de atletas no caso do rugby pode variar entre duas opções: a de 15 por equipe, ou a de 7 por equipe. No primeiro caso, as partidas têm duração de 40 minutos com 10 minutos de intervalo, já no segundo caso os tempos são de 7 minutos com 1 minuto de intervalo", explica Alpuim.
Aluno do 2º período do curso técnico de Química, José Leonardo interessou-se pelo rugby por se tratar e um esporte novo no Brasil: "Eu não jogava muito bem o futebol e o rugby foi uma alternativa para que eu atuasse como titular", brinca o estudante. Os treinos no campus Petrolina acontecem sempre às quartas-feiras das 12h15 às 13h20 e aos sábados às 8h30. Já no campus Petrolina Zona Rural o treinamento ocorre às quartas-feiras às 16h30. Nos sábados, todos os alunos se encontram no campos petrolina.
Recentemente, a afiliada local da Globo cedeu espaço para um confronto entre Recife e outras equipes do Nordeste.Clique aqui para ver.
Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário