
Mesmo com vagas definidas para a segunda fase, Chaves B e C ainda têm disputa pelo primeiro lugar
A rodada do final de semana, que deu continuidade aos jogos da 4ª rodada do Paulista do Interior, foi desfavorável para os visitantes. Desfavorável duplamente, pois, além do sabor amargo da derrota, os visitantes levaram na bagagem uma grande quantidade de pontos sofridos.
Pela Chave C, no sábado, 21, o Piratas, jogando no campo do Parque Novo Mundo em Americana, venceu o time do Alphaville pelo placar de 72 x 17.
O jogo foi marcado pelo domínio do time da casa que pressionou muito o adversário em seu próprio campo, abrindo 20 pontos já nos 20 primeiros minutos de jogo. O time de Americana mostrou um scrum compacto e competente – que reverteu várias bolas – e terceiras linhas que apoiaram bastante a linha; essa, ainda, por diversas vezes penetrou na defesa adversária com jogadas ensaiadas.
Os tries de Alphaville aconteceram por intermédio de seus forwards, que se valeram de jogadas de line out e de um pick and go que terminou em try.
Com esse resultado o Piratas tornou-se líder da chave, com 14 pontos em 3 jogos seguido por São Carlos, com 11 pontos em 3 jogos. As duas equipes já estão classificadas para a Taça Ouro no segundo semestre e se enfrentam em São Carlos no dia 4 de junho para decidir quem será a melhor equipe da Chave C.
No mesmo sábado, o Mastodontes encerrou sua participação na primeira fase vencendo o Red Horse pelo placar de 48 a 3, e se consolidou na terceira posição da chave (10 pontos em 4 jogos). A equipe também se classificou para a Taça Ouro como o melhor terceiro colocado da competição: em comparação com Pasteur (terceiro colocado da Chave A) e os possíveis terceiros colocados da Chave B (Ornitorrincos ou Piracicaba, dependendo dos resultados da última rodada), o Mastodontes é o time com melhor média de ponto – 2,5 por jogo.
Alphaville, com nenhum ponto em 3 jogos, e São Pedro, com -4 pontos em 3 jogos, se enfrentam em Barueri no encerramento da primeira fase, também no dia 4 de junho, para ver qual das duas equipe irá para a Taça Prata como sendo o lanterna da chave.
Pela Chave B, no domingo 22, o Jequitibá atropelou o Ornitorrincos Rio Claro com o maior placar do Paulista do Interior até agora: 108 a 0. A terceira vitória do atual vice-campeão do torneio lhe garantiu o primeiro lugar provisório da chave bem como a classificação para a Taça Ouro. Mesmo com o WO na primeira rodada, os campineiros somaram 14 pontos em 4 jogos.
A outra vaga da chave ficou com o Jaguars Jaguariúna, que tem 10 pontos em 3 jogos. Os jaguariunenses têm a possibilidade de garantir a primeira colocação do grupo no dia 4 de junho, quando recebem o Piracicaba pela 5ª e última rodada da competição.
Piracicaba e Ornitorrincos têm, cada um, apenas 1 ponto em três jogos. As equipes ainda brigam indiretamente pela terceira posição do grupo, mas mesmo que vençam marcando o ponto bônus, não atingirão a média de pontos do Pasteur ou do Mastodontes. Dessa maneira, ambas irão terão o mesmo destino da outra equipe da chave, o Diablos Franca: a Taça Prata.
O Diablos (-4 pontos em 3 jogos), entretanto, ainda tem a possibilidade de conquistar sua segunda vitória em torneios oficiais na abertura da 5ª rodada; a mesma acontece no próximo domingo, 29, quando o Ornitorrincos vai até Franca.
Na Chave A, também no domingo, o Lechuza recebeu em Itu a equipe do Alto Tietê e os venceu pelo placar de 74 a 9. Com essa vitória, a equipe se consolida na segunda posição da chave (6 pontos em 3 jogos), atrás apenas do líder Wally’s Jundiaí (10 pontos em 2 jogos). Ambas as equipes tem vaga garantida na Taça Ouro.
O Alto Tietê, que ainda não marcou pontos em seus 2 jogos, tem a chance de sair do zero no próximo dia 4, em Jundiaí, quando enfrenta o Wally’s. Ainda assim, mesmo com o ponto bônus, os mogianos não deixam a lanterna da chave, pois perdem para o Pasteur no primeiro critério de desempate: confronto direto.
Os franceses, com 5 pontos em 3 jogos, além de garantirem a terceira posição da chave asseguraram lugar na Taça Ouro pelo motivos expostos acima (segudo melhor terceiro colocado do campeonato, com média de 1,6 ponto por jogo).
Ainda que as taças do segundo semestre já estejam definidas, a LIPAR deve lançar, depois do dia 4 de junho, a data da reunião que definirá o sorteio para a divisão interna das taças e seus respectivos confrontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário