
Dia 6 de maio, o Instituto Rugby Para Todos apresentará seu trabalho no encontro “Rugby Per Tutti”, que se realizará no Palácio Rinaldi, em Treviso, Itália
Três significativas experiências serão o centro das atenções no Encontro “Rugby Per Tutti”, programado para acontecer na sexta-feira, dia 6 de maio, na Sela Verde do Palácio Rinaldi, em Treviso, Itália. O encontro, organizado pela Picapao (agência de comunicação local), em colaboração com a Comuna di Treviso (Prefeitura) , é dedicado ao importante “desafio educacional” que o esporte propõe trabalhar entre crianças e jovens.
No Rugby são reconhecidos os valores inerentes às características do jogo, o que predispõe à dimensão coletiva, do respeito às normas imperativas e controle da agressão, mesmo em um esporte onde o contato físico é permitido e por vezes até de forma contundente. Esta especificidade educativa, no entanto, é provável que se mantenha apenas como “pano de fundo”, se os educadores não assumirem de forma natural a tarefa de colocar em prática os princípios do Rugby durante as atividades cotidianas de campo, juntamente com os jovens. No Trofeo Topolino e como parte dos esforços para Treviso Cidade do Desporto de 2011, as experiências apresentadas no encontro notram três grandes desafios em que se procura transmitir os valores do Rugby em situações adversas, em nome da inclusão social e desenvolvimento da pessoa e da comunidade.
O projeto “Rugby para Todos”, nascido em 2004, graças a iniciativa de alguns jogadores da seleção brasileira, está empenhado em promover a prática de rugby em áreas de São Paulo, como a favela de Paraisópolis, onde existe uma situação de grande vulnerabilidade social. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, a iniciativa chegou a envolver mais de 3.000 jovens e, através do rugby, houve melhora significativa no comportamento dos alunos, de acordo com avaliações do setor de psicopedagogia, que analisa cada um individualmente.
Cinco educadores do Instituto Rugby Para Todos ficarão hospedados em Veneto entre 2 e 11 de Maio para conhecer a realidade do Rugby da região, marcando presença no Troffeo Toppolino e participando de workshops, com as categorias de base dos clubes Benetton Treviso, Padova Petrarca e San Doná.
Aumento da auto-estima e das habilidades de cooperação, maior controle da agressividade e desenvolvimento da coordenação motora são alguns dos resultados também encontrados nos outros dois “desafios educacionais” que serão apresentados no encontro. “Um Try para crescer “, criado em 2006 pela Associação Italiana Capitolina e Pessoas Down, que em Roma oferece rugby a crianças com deficiência, e o projeto “Oval Beccaria”, realizado pelo Clube Milan Asr, que se empenha na promoção do desporto dentro da casa de detenção juvenil da cidade.
RUGBY PER TUTTI. LA SFIDA EDUCATIVA
Sala Verde di Palazzo Rinaldi, Treviso
Venerdì 6 maggio 2011, ore 17
Intervenientes:
INSTITUTO RUGBY PARA TODOS, São Paulo (Brasil). Rugby nas áreas de vulnerabilidade social. Projeto “Ação Social RUGBY PARA TODOS”.
U.R. Capitolina e da Associação Italiana de Pessoas Down. Rugby e incapacidade. Projeto “Um Try para crescer. ”
Asr Milan. Rugby na prisão. Projeto “Oval Beccaria ” instituto penal Cesare Beccaria.
Moderador: Lucchese Elvis (Corriere del Veneto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário