Ótimos públicos e atenção da mídia são a rotina do rugby universitário da África do Sul
A FNB Varsity Cup é o mais prestigiado campeonato universitário do Hemisfério Sul. Anualmente, as 8 melhores universidades da África do Sul disputam a cobiçada taça. E os públicos nos estádios chegam a ser superiores aos de muitos jogos da renomada Currie Cup (Campeonato Sul-Africano) e da Vodacom Cup (a copa sul-africana).
A competição teve início em 2008, e a tradicional Stellenbosch (universidade nas imediações da Cidade do Cabo) conquistou todos os 3 torneios de 2008 a 2010. Mas em 2011 foi diferente.

Em 2011, os classificados para a Varsity Cup foram:
Univesidade de Joanesburgo (UJ)
Universidade da Cidade do Cabo (Ikey Tigers)
Universidade de Free State (Shimlas)
Universidade de Pretória (Tuks)
Universidade de Stellenbosch (Maties)
Universidade do Noroeste (Pukke)
Universidade Metropolitana Nelson Mandela (NMMU)
Universidade de Tecnologia de Tshwane (TUT)
Na fase de pontos-corridos, a favorita Stelenbosch terminou em quinto lugar e foi eliminada do mata-mata final. Em busca da inédita taça, a Universidade da Cidade do Cabo atropelou a Univesidade de Free State nas semifinais, e teve pela frente na final a Universidade de Pretória, que eliminou a rival de Gauteng, a Universidade de Joanesburgo.
Diante de nada menos que 26,000 torcedores no estádio da Universidade de Pretória, o Tuks Rugby Stadium, os Ikeys do Cabo se sagraram campeões, arrancando um memorável 26 x 16!

Nenhum comentário:
Postar um comentário