
América Central sob a organização da Confederação Sul-Americana de Rugby
Depois da Bolívia, é a vez da Guatemala buscar se integrar ao rugby internacional. Fundada em 2007, a Associação Guatemalteca de Rugby iniciou na última semana conversações com a Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) para se aproximar e, a médio prazo, aderir à entidade. O presidente da CONSUR, Ricardo Paganini, já ofereceu apoio técnico à AGR para fomentar a prática do rugby no país. Outros objetivos da entidade são a adesão à Confederação Autônoma Desportiva da Guatemala e ao Comitê Olímpico Guatemalteco.
O rugby é praticado desde 2006 na Guatemala, maior país da Amperica Central. A seleção nacional disputou em 2007 a primeira Copa Centro-Americana de Rugby, da qual também participaram a seleção da Costa Rica e do Panamá. O mais curioso sobre o rugby guatemalteco é que os primeiros pioneiros do esporte no país, que fundaram a AGR, conheceram o rugby estudando e jogando em Cuba, país onde o rugby é muito pouco praticado.
A aproximação da Guatemala com a CONSUR segue uma tendência de aproximação da América Central à América do Sul no rugby. O único país centroamericano (o que não inclui os países caribenhos) filiado a uma confederação continental de rugby é a Costa Rica, filiada justamente à CONSUR. Os costarriquenhos já disputaram o Campeonato Sul-Americano B três vezes. Na primeira vez, em 2006, enfrentaram o Brasil, e perderam por 95 x 0, justamente a maior vitória da seleção brasileira em jogos oficiais.
O rugby é também praticado ativamente no Panamá e em El Salvador, que já formaram seleções nacionais. O único clube salvadorenho de rugby, Los Torogoces, disputam justamente o Campeonato Guatemalteco. Vizinho da Guatemala, o México (que faz parte da América do Norte) está filiado ao IRB e à NACRA, entidade responsável pelo rugby na América do Norte e no Caribe.
Fontes: Rugby Time e AGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário