
O maior torneio de sevens do mundo está chegando! Sexta, sábado e domingo
O maior sevens do planeta está chegando! O Hong Kong Sevens é a quinta etapa da HSBC Sevens World Series, a Série Mundial. O torneio chinês terá a participação de 24 equipes, 8 a mais que nas outras etapas. Isso significa que Hong Kong dará mais pontos ao vencedor, podendo trazer muitas mudanças na classificação e nas perspectivas dos times centrais.
Para recapitular, a Série Mundial de Sevens conta com 12 equipes centrais, que concorrem ao título da temporada. São elas: Nova Zelândia, Inglaterra, Samoa, Fiji, África do Sul, Austrália, Argentina, Pais de Gales, Estados Unidos, Escócia, Quênia e França.
Os 12 times que completarão o torneio foram selecionados por torneios regionais ou simplesmente receberam convites. São eles: pela Ásia, Hong Kong, China, Coréia do Sul e Japão; pela Oceania, Tonga; pela Europa, Portugal, Rússia, Moldávia e Espanha; pela África, Zimbábue; e pelas Américas, Canadá e México.
Briga quente pelo título
Após 4 etapas, Nova Zelândia e Inglaterra estão empatadas na liderança, com 64 pontos. Com 12 a menos vem Samoa, seguida de Fiji, com 20 a menos que os líderes. São essas as 4 seleções que lutam diretamente pela taça. Hong Kong marca a passagem para a segunda metade da temporada, e será a partir da etapa asiática que saberemos se samoanos e fijianos estão mesmo na briga com ingleses e neozelandeses. A vencedora da última etapa, em Las Vegas, foi a África do Sul, que tem hoje metade dos pontos de kiwis e ingleses. O título é a única chance para os sul-africanos de entrarem nessa briga, mesmo já estando muito reduzidas as chances.
Primeira fase morna
Com muitas seleções participando, a força dos grupos foi diluída, e poderemos ter menos disputas acirradas pelas vagas no mata-mata final.
No Grupo A, a briga mais interessante será entre França, único time central que ainda não pontuou, e Portugal, um dos grandes destaques do mundo entre os times que não são centrais. A Nova Zelândia deverá garantir a primeira colocação.
No Grupo B, muito interesse pela China. Com o anúncio do rugby sevens como modalidade olímpica, como será que estão se preparando os chineses? Digno de muita atenção também será o duelo entre Inglaterra e Estados Unidos (que estará no Pan-Americano).
A principal briga do Grupo C será entre a Escócia, time central, e Tonga, o "primo" mais fraco dos grandes do Pacífico Sul que, todavia, tem muito potencial para crescer na modalidade. Interesse também pelo México, que está se preparando para sediar o Pan-Americano. Samoa não terá grandes problemas para faturar o grupo.
No Grupo D, muita expectativa para o nível que a seleção da Rússia apresentará, mas Fiji e Quênia são as principais forças.
O Grupo E, por sua vez, tem como principal destaque o excelente confronto entre África do Sul e País de Gales. Hong Kong atrairá as atenções do público local.
Por fim, o Grupo F será animado pelo confronto entre Austrália e Argentina, e pela participação do Canadá, equipe que brigará por medalhe no Pan-Americano. O Zimbábue aparece como um azarão potencial, de muita qualidade, que já aprontou para cima dos argentinos no fim do ano passado.
Feminino
No dia 25 será disputado um torneio feminino que, apesar de ainda não reunir as grandes potências da modalidade, vem ganhando prestígio e qualidade. No Grupo A, destaque para a boa equipe da China, ao passo que no Grupo B os destaques vão para Estados Unidos e Canadá. O torneio feminino nasceu em 1997 e, pela ausência de uma Série Mundial Feminina, ainda não adquiriu a importância que o torneio masculino possui.
Histórico
O Hong Kong Sevens foi criado em 1976, por um grupo de empresários, dirigentes e ex-atletas, que desejam colocar Hong Kong no cenário do rugby union mundial. Colônia inglesa na época, Hong Kong sempre teve o rugby como um de seus principais esportes, mas permanecia à margem das principais disputas do esporte. A opção encontrada para dar evidência à cidade foi a criação de um torneio de sevens que atráisse grandes equipes e grandes jogadores.
No início, participavam do torneio de Hong Kong desde seleções nacionais a clubes e combinados. Rapidamente, o torneio passou a receber grandes potências do esporte, e se tornou um ícone mundial da modalidade. Hong Kong orgulha-se de ser um dos únicos torneios do mundo a já ter recebido uma equipe de sevens dos Barbarians.
Em 1999, o torneio passou a fazer parte da Série Mundial de Sevens.



Pontuação na Etapa de Hong Kong:
Vencedor da Cup/Copa (Campeão da etapa): 30 pontos
Vice-campeão da Cup/Copa: 25 pontos
Semifinalistas da Cup/Copa: 20 pontos
Campeão do Plate/Prato (5º lugar): 16 pontos
Vice-campeão do Plate/Prato: 10 pontos
Semifinalistas do Plate/Prato: 8 pontos
Campeão do Bowl/Tigela (9º lugar): 5 pontos

Lista de campeões do Hong Kong Sevens
1º - Fiji - 12 títulos
2º - Nova Zelândia - 9 títulos
3º - Austrália - 5 títulos
4º - Inglaterra - 4 títulos
5º - Samoa - 3 títulos
6º - Barbarians - 1 título
Canterbury (Nova Zelândia) - 1 título

Nenhum comentário:
Postar um comentário