
Uma super-entrevista com o argentino Daniel Hourcade, técnico do Pampas XV, da Vodacom Cup
Tivemos a permissão de Miguel Portela, do Portela13, para publicar esta grande entrevista com o técnico do Pampas XV, a equipe argentina que disputa a Vodacom Cup, um dos torneios profissionais da África do Sul. Daniel Hourcade também comanda os Jaguares, a seleção "A" da Argentina. Sensacional!
A entrevista foi concedida no dia 24 de fevereiro, antes do início do certame.
A dois dias de iniciar a importante e competitiva Vodacom Cup, Daniel Hourcade, Treinador dos PAMPAS, cedeu uma emotiva e sentimental entrevista a Portela#13.
Expectante e confiante em relação ao desempenho da sua equipa (segundo seleccionado Argentino) na prova Sul Africana, Daniel Hourcade, está também ciente da dureza da prova e do potencial os adversários.
Uma entrevista "unplugged" a não perder...
Revelando que o trabalho de casa está bem feito e o estudo dos adversários também, Daniel deposita muitas esperanças nesta jovem equipa.
Acredita que muitos poderão ter a oportunidade de chegarem aos PUMAS RWC 2011.... "aqueles que melhor trabalharem para a equipa serão os que têm mais hipóteses de alcançar esse objectivo".
Termina evidenciando um enorme carinho por Portugal, saudando o nosso "Pico" e felicitando-o pelo excelente trabalho na nossa Selecção.
Também não esquece Eduardo Acosta... um grande!
P13: Já na Africa do Sul.. como correu a viagem e quais as primeiras impressões? O “buncker” dos PAMPAS está conforme?
DH – Olá Miguel, obrigado por preocuparte por nos, estamos mui bien, o viagem foi bon, sem problemas, o bunker é excelente, temos tudo o que é preciso, os quartos mui comodos, boa comida, boa atençao, o campus é impresionante (aqui estuvo a selecçao espanhola em o mundial de futbol), temos 6 campos para treinos a nosa disposiçao, um gym de 1er. nivel, piscinas climatizadas, todo ok, se respira rugby em cada rincon.
P13 – Tiveram uma boa preparação mas vão iniciar o torneio com uma equipa com muitas alterações em relação ao ano passado (especialmente nos ¾ ). Que podemos esperar dos PAMPAS 2011?
DH – Sim é verdad, temos muitos jogadores novos em os 3/4, mas ja trabalhamos com eles a partir de Agosto e adaptáronse mui bien ao funcionamiento da equipa, som mui bons jogadores e com nosa participaçao em as Americas cup e os 2 jogos em Rusia, ja tienen um poco de experiencia, o ano pasado tíamos excelentes jogadores (12 deles estan em equipas top de Francia e Inglaterra), mas nao tíamos uma equipa, a equipa se foi formando em o torneo, terminamos bien, mas perdimos jogos ao comienzo e nao pudimos apurar, agora temos novos jogadores e, se calhar, nao tan bons como os otros, mas temos uma equipa bien armado, com mais "identidad", e tuvimos uma melhor preparaçao, o ano pasado chegamos com 3 treinos e 1 jogo de preparaçao, agora chegamos com 16 treinos de campo e 2 jogos de preparaçao, estamos muito melhor preparados, alem de uma melhor preparaçao fisica, por eso estou mui confiante, ainda sabiendo que é um torneo mui duro, mas nos temos bon equipa tambien, noso objetivo é apurar.

P13 – Contra quem é o primeiro jogo? O que conhecem do adversário?
DH – O primer jogo é contra Griffons, o ano pasado ficaron 6tos. em sua zona, perdieron 6 jogos e ganharon so 2, ví um video deles de um jogo que ficieron face 2 semanas, é uma equipa mui forte, mas mui rústicos e previsibles, vi muitos problemas em sua defesa, os 3/4 defienden com um sistema mui antiguo e acho que se facemos bien as coisas, nao temos que ter problemas en ganhar este jogo, o único problema é a altura (estamos a 1650 mts. de altura em relaçao ao nivel de mar), adaptarse a eso demora unos 10 dias, em os treinos nosos jogadores fican sem aire rapidamente, ate o sabado vamos a melhorar, mas chegaremos so com 5 dias de adaptaçao, espero que esto nao seja demasiado problema.
P13 – E de todos os adversários qual o mais difícil?
DH – Sem duvidas que os Blue Bulls, é a equipa campeón invicto do ano pasado, um equipa mui bon, com muitos jogadores que alternan em super 15, um nivel mui alto, com eles jogamos o 3er. jogo, mas antes temos que jogar com os Lions, otro equipa de alto nivel, ficó 2do. o ano pasado e so perdieron com os Blue Bulls por 4 puntos de diferencia, é otro rival mui complicado, jogan um rugby mui dinamico, um dos treinadores é Carlos Spencer, imagina como jogan, tambien ai um equipa mui forte que som os Griquas (3ros. o ano pasado), mui bom equipa, ja vimos jogos de todos eles, jogan mui duro e com um ritmo impresionante, por eso estamos mui contentos, porque é asim mesmo que vamos a aprender e melhorar, é esta a competencia que precisamos e procuramos, temos que aproveitar muito esta experiencia, vai a ser fundamental para crecer e para dar um paso adelante com o rugby argentino.
P13 – Os PAMPAS, ao contrário dos PUMAS, têm demonstrado qualidade e uma constante evolução. O Grupo sabe que este torneio poderá ser fundamental, em termos individuais, pela conquista num lugar no RWC 2011?
DH – Claro que saben, é ese um dos puntos mais motivantes que os jogadores ten, mas eles saben que nao é destacarse individualmente o que os chevará ao mundial, e destacarse ao servicio da equipa, eles saben que som os melhores jogadores de Argentina, por eso estam aqui, ja demostraron que son mui bons jogadores, agora ten que demostrar que podem desarrollar um sistema de jogo, o sistema dos Pumas é igual a noso sistema, por eso é importante que eles sejan um equipa, nao interesa se um jogador se destaca mas nao aporta a equipa.
Em relacionamento a evoluçao da equipa, é normal que asim seja, nos temos mais tiempo juntos, mais jogos e a posibilidad de estar em o mesmo Pais, podemos treinar juntos muitas veces, ao contrario dos Pumas que so se juntan para jogar em as ventanas, os jogadores chegan cansados e com sistemas de jogos todos diferentes, é dificil conseguir em pocos dias uma adaptaçao a um sistema de jogo e mais se tens que jogar contra rivales extremadamente bons, rivales de 1er. nivel e com a preçao que significa, por eso a evoluçao dos Jaguares/Pampas é mais lógica
P13 – Quantos PAMPAS chagarão aos PUMAS (rwc2001)?
DH –Em a ventana de Noviembre estaban 6 Jaguares, eu acho que poden chegar 8 o 9, estou convicto que asim será, é se asim é, ese será o maior triunfo dos Pampas e deste proceso, é para eso que trabalhamos, estou a ver uma constante evoluçao em estos jogadores, e esta Vodacom cup vai a ser chave, eu confio em estos jogadores ciegamente, confio em que temos um grande equipa e que vamos a facer um gran torneo, e, como consecuencia desto, vamos a ter 8 o 9 Pumas deste equipa em o mundial.
P13 – Prometes ir dando noticias?
DH –Claro, siempre a tua disposiçao, é um pracer.
Manda saludos a todos e especial para os jogadores de GDD que fueron campeones nuevamente, mas acho que o de Belen foi excelente tambien, e manda um saludo mui especial a meu amigo Pico, esta de parabens, estou a seguir mui de perto seu trabalho e é para mi um orgullo o que Pico está a facer, éle merece, e Portugal merece o que esta a vivir agora, grandes triunfos com a Rusia e Rumania, excelente, estou mui contento e orgulloso com Portugal, e, como estamos a mandar saludos, nao poso dejar pasar a oportunidad para saludar a Edu, um grande, o que luta por jogar, tantas lesiones e siempre volta, e volta em grande forma, vi o ensaio que fez a Rusia, estilo Acosta, ele tambien me deja orgulloso, é uma pessoa mui especial para mi
Um agradecimento especial do Blog do Rugby a Zé Alpuim, que tornou esta publicação possível.
Fonte: Blog do Rugby
Nenhum comentário:
Postar um comentário