
Pampas XV, da Argentina, disputará a competição sul-africana
Enquanto os principais jogadores da África do Sul disputam o Super 15, as jovens promessas do rugby sul-africano disputam a Vodacom Cup!
Em 2011
Competição criada para prover rugby de alto nível para os atletas que não têm contratos com equipes do Super Rugby, a Vodacom Cup propicia que as equipes provinciais da África do Sul tenham atividade em rugby profissional durante todo o ano. E não são só apenas os times da Currie Cup que participam do torneio. A União Sul-Africana de Rugby convida pelo segundo ano consecutivo os Welwitschias, da Namíbia, e o Pampas XV, da Argentina.
As 16 equipes foram divididas em 2 grupos com 8 equipes cada. Porém, ao contrário do normal, as equipes enfrnetarão apenas as equipes do outro grupo, 1 vez, não jogando contra equipes do próprio grupo. Ao final das 8 rodada da primeira fase, os 4 primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas-de-final.
Grupo Norte - Lions, Bulls, Falcons, Pumas (de Mpumalanga), Griffons, Leopards, Griquas e Welwitschias
Grupo Sul - Cheetahs, Sharks, Bulldogs, Kings, Eagles, Western Province, Cavaliers e Pampas
Os argentinos
Tanto a equipe namibiana como a argentina serão formadas por jogadores que atuam em seus próprios países no restante do ano. O Pampas XV reúne os jogadores argentinos da Pladar, o Plano de Alto Rendimento da União Argentina de Rugby, que profissionalizou um grupo seleto de jogadores do rugby nacional. Diferentemente dos Welwitschias, que poderão atuar em casa, o Pampas XV mandará seus jogos na própria África do Sul, na cidade de Potchefstroom.
Dos atletas que defenderão o Pampas XV, 5 estiveram no plantel dos Pumas durante os tests de novembro: o segunda linha Santiago Guzmán (Tucumán RC,) e os terceiras linhas Miguel de Achaval (Alumni), Julio Farias Cabello (Tucumán RC), Genaro Fessia (Córdoba Athletic) e Leonardo Senatore (Gimnasia y Esgrima de Rosário). Para conferir a lista completa de jogadores, clique aqui. Note que há um grande equilíbrio entre Buenos Aires e as províncias do interior, com apenas 13 dos 28 jogadores do Pampas XV vindo de clubes da URBA.
A Vodacom Cup 2011 é essencial para os atletas da Pladar, que buscam garantir uma vaga no elenco dos Pumas que vai à Copa do Mundo. Além de dar o máximo para ir à Nova Zelândia, os argentinos buscam apagar a má estréia que tiveram em 2010, quando não obtiveram classificação às quartas-de-final.
Ao longo dos anos
A Vodacom Cup tradicionalmente oferece muito equilíbrio, e possibilita que equipes de menor expressão se sagrem campeãs. Os maiores vencedores do troféu, criado em 1998, são os Lions e os Griquas, ambos com 4 titulos. Curioso notar que os Griquas são tradicionalmente os mais fortes entre os times chamados de pequenos, ao passo que os Lions vem sendo o mais fraco dos grandes nos últimos anos. Apesar das equipes mais fortes do país terem menos sucesso na competição, pelo fato de seus principais atletas jogarem o Super Rugby, o atual campeão da Vodacom Cup é o Blue Bulls, terceira equipe que mais venceu o certame, com 3 conquistas. Free State Cheetahs (antes de ter um lugar n Super Rugby) e o surpreendente Falcons (Valke, em africâner) venceram 1 vez cada a terceira competição da África do Sul.
Lista de campeões
1º - Lions - 4 títulos
Griquas - 4 títulos
3º - Blue Bulls - 3 títulos
4º - Falcons - 1 título
5º - Free State Cheetahs - 1 título
Nenhum comentário:
Postar um comentário