
O International Rugby Board lançou um programa de regulamentação e padronização dos campos de grama artificial para o rugby. O programa One Turf vai monitorar o desenvolvimento dos gramados artificiais pelo mundo e irá apontar os produtores preferenciais e os institutos de testes credenciados, garantindo a qualidade dos gramados e a integridade física dos atletas.
De acoro com o site do IRB, o programa abrirá portas para que clubes e união venham a instalar gramados artificiais de qualidade em seus campos. A previsão é de que os gramados artificiais facilitem a realização de partidas e treinamentos tanto em campos específicos para o rugby como em campos poliesportivos, resistindo a pelo menos cerca de 30 horas semanais de atividades sob diversas condições climáticas.
A fim de garantir o máximo desempenho e durabilidade do gramados, bem como a integridade física dos atletas, os institutos credenciados pelo IRB promoverão uma série de testes com os materiais desenvolvidos.
Os gramados sintéticos podem ser alternativas interessantes para países onde o rugby tem falta de campos. A instalação de gramados artificiais em campos poliesportivos diminui a deterioração dos gramados causada pelo rugby, um dos fatores que dificulta o acesso dos rugbiers aos campos de grama natural.
No ano passado, a Colômbia inaugurou o seu primeiro campo sintético da America latina, já apontando para esse caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário