
A principal competição de clubes da Europa chega à reta final de sua primeira fase. A partir de sexta-feira, você poderá acompanhar partidas decisivas! E lembre-se, a ESPN vai transmitir duas pelejas! Ulster x Biarritz, sábado, às 17:30; e Toulon x Munster, domingo, às 18h! Não perca!
A H Cup é disputada por 24 equipes, divididas em 6 grupos com 4 equipes cada. Os campeões de cada grupo e os 2 melhores segundos colocados avançam às quartas-de-final. Os demais segundos colocados, à exceção daquele de pior campanha, ganham uma segunda chance na Amlin Challenge Cup, a segunda competição européia. Na competição menor, apenas os campeões de cada um dos 5 grupos avançam às quartas.
Portanto, não basta vencer. Tem que ser quase impecável para disputar o título da Heineken Cup!
Saiba mais sobre o que esperar da quinta rodada!
Grupo 1
O Northampton Saints tem tudo para encerrar este grupo já na sexta-feira. Uma vitória em casa sobre o Edinburgh confirmará o time inglês como o primeiro classificado às quartas-de-final. Os Saints têm hoje a segunda melhor campanha da H Cup, e estão passeando contra seus adversários. O Cardiff Blues receberá o Castres, e já não nutre mais esperanças de qualificação. O clube galês perdeu suas chances na rodada passada, ao ser derrotado em casa pelos Saints, e tudo o que lhe resta agora é atrapalhar a vida dos franceses. O Castres tem chances pequenas de avançar, e para continuar com elas necessita de qualquer maneira do triunfo como visitante. Uma derrota o eliminará.
Grupo 2
O então chamado "grupo da morte" poderá, inesperadamente, ser decidido já no sábado. Uma vitória do Leinster por ponto-bônus sobre os Saracens, somada a uma vitória sem ponto-bônus seja de Clermont seja de Racing Métro garatirá por antecipação os irlandeses nas quartas-de-final. O Leinster conseguiu abrir uma frente preciosa para seus adversários: 5 pontos, com duas rodadas para o fim. Os azuis de Dublin estão com a faca e o queijo nas mãos. Sobretudo porque os Saracens já não têm mais ambições na H Cup. O duelo entre os franceses do Clermont e do Racing Métro será um duelo de vida ou morte para ambos. A vitória é crucial para as duas equipes, com quase a obrigação de ponto-bônus, e a derrota custará a eliminação para ambas. Pequena vantagem para o Clermont, que joga em casa. Deveremos assistir a um verdadeiro espetáculo de muitos tries na França!
Grupo 3
Toulon, Munster e Ospreys lutam ponto a ponta pela classificação. O time do País de Gales é o que está em situação mais delicada, e necessita de qualquer maneira da vitória, de preferência com ponto-bônus. O adversário é o já eliminado London Irish, fora de casa. Na outra partida, o líder Toulon recebe o vice-líder Munster, na França, e poderá se garantir nas finais com uma vitória, somada a um insucesso dos galeses. Na última rodada, Toulon e Ospreys duelarão no País de Gales, e, por isso, o insucesso contra o Munster está proibido para os franceses. Os irlandeses, por sua vez, receberão em casa na última rodada os ingleses do London Irish, e deverão somar ao menos 4 pontos. Por isso, o jogo de domingo contra o Toulon terá importância redobrada, uma vez que um triunfo praticamente garantirá o Red Army nas finais. Os 3 times ainda têm a vantagem de terem uma pontuação muito boa e, portanto, poderão ainda almejar as vagas de melhor e segundo melhor segundos colocados, caso falhem em terminar o grupo na ponta. Tudo indefinido no Grupo 3!
Grupo 4
A briga pela classificação no Grupo 4 se resume a Biarritz e Ulster. Mas já poderia ter sido encerrada se o Biarritz não tivesse sido inesperadamente derrotado pelos italianos do Aironi Rugby. O duelo de sábado deverá definir o grupo. O Ulster receberá o Biarritz, e necessitará de qualquer maneira da vitória para se classificar. Apesar de líder, a situação do Biarritz não ficou nada boa, e a vitória também é necessária. Mesmo a derrota por ponto-bônus defensivo é ruim, já que o Ulster enfrentará o Aironi na última rodada, e o Biarritz duelará com o mais competente Bath. Franceses e irlandeses estão separados por 3 pontos. Bath e Aironi jogam na Inglaterra para cumprir tabela.
Grupo 5
Completamente indefinido está o Grupo 5. Apenas 3 pontos separam o líder Leicester Tigers e o terceiro colocado Perpignan. Ironicamente, a melhor situação é justamente dos franceses. O Perpignan enfrentará fora de casa no sábado o já eliminado Benetton Treviso, e, se os fantasmas da temporada passada não reaparecerem (Perpignan perdeu para o Treviso na última H Cup), os franco-catalões somaram os preciosos pontos da vitória. Na última rodada, o Perpignan decidirá sua vaga em casa, contra os Scarlets. O time galês terá a dificuldade extra de enfrentar seus dois concorrentes diretos nas rodadas finais. Os Scarlets receberão o Leicester Tigers no sábado, e necessitam de qualquer maneira da vitória, que os colocaria na liderança antes da última rodada. Os ingleses se complicaram na última rodada ao empatarem em casa com os franceses. O jogo em Llaneli será crucial para os tigres, que lutarão por, no mínimo, o ponto-bônus defensivo, para ter chances de passar como um dos melhores segundos colocados. Para passarem em primeiro lugar, a vitória é uma obrigação. Ao menos, na última rodada, Leicester poderá ir à forra contra o Treviso.
Grupo 6
O Grupo 6 deverá ser decidido somente na última rodada, quando Toulouse e Wasps se enfrentam na Inglaterra. Ambos estão impossibilitados de tropeçar em seus fracos adversários. Toulouse receberá os Dragons, e o London Wasps jogará fora de casa contra o Glasgow Warriors. Franceses e ingleses têm a obrigação de não apenas vencer, mas de somar o ponto-bônus ofensivo. Todo ponto é decisivo para o duelo entre os dois titãs europeus. Para a sorte de ambos, a alta pontuação somada até aqui permitirá àquele que terminar no segundo posto sonhar ainda assim com a classificação.
Heineken Cup - Copa Européia de Rugby
Sexta-feira, dia 14 de janeiro (horários de Brasília)
17:30 - Cardiff Blues (País de Gales) x Castres (França), em Cardiff, País de Gales - Grupo 1
18:00 - Northampton Saints (Inglaterra) x Edinburgh (Escócia), em Northampton, Inglaterra - Grupo 1
18:00 - Clermont (França) x Racing Métro (França), em Clermont-Ferrand, França - Grupo 2
Sábado, dia 15 de janeiro
11:30 - Leinster (Irlanda) x Saracens (Inglaterra), em Dublin, Irlanda - Grupo 2
11:30 - Benetton Treviso (Itália) x Perpignan (França), em Treviso, Itália - Grupo 5
11:30 - Toulouse (França) x Newport Gwent Dragons (País de Gales), em Toulouse, França - Grupo 6
12:30 - Bath (Inglaterra) x Aironi (Itália), em Bath, Inglaterra - Grupo 4
13:30 - Ulster (Irlanda) x Biarritz (França), em Belfast, Irlanda do Norte - Grupo 4 - ESPN, às 17:30
15:45 - Scarlets (País de Gales) x Leicester Tigers (Inglaterra), em Llaneli, País de Gales - Grupo 5
Domingo, dia 16 de janeiro
11:00 - Glasgow Warriors (Escócia) x London Wasps (Inglaterra), em Glasgow, Escócia - Grupo 6
13:00 - London Irish (Inglaterra) x Ospreys (País de Gales), em Reading, Inglaterra - Grupo 3
13:00 - Toulon (França) x Munster (Irlanda), em Toulon, França - Grupo 3 - ESPN, às 18h

Nenhum comentário:
Postar um comentário